terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Detalhes tão pequenos... Mas importantes!!! O cronograma de pesquisa

O cronograma do seu projeto é algo que será super dinâmico que sem dúvida irá mudar no decorrer da sua pesquisa, ter altos e baixos, estagnar, acelerar... Enfim... Mas escrever o projeto é o momento de deixar essa dinâmica estática para que os avaliadores verem se sua proposta é coerente.
Mas por que?

O cronograma precisa estar alinhado com a sua metodologia, com o que a CAPES requer (relatórios) e ter brechas suficientes para as possíveis atividades/burocracias que a sua universidade irá requerer. Dependendo do país, da instituição ou do departamento, o momento da sua qualificação, avaliação continuada, entrega de relatórios será totalmente diferente. Por este motivo também, seu projeto tem que ter uma certa flexibilidade.

Esse é o modelo do meu projeto de doutorado. É óbvio que não é o ideal. É óbvio que ele já mudou.
Mas acho que serve para dar algumas ideias pra você fazer o seu!


Eu não considerei uma série de questões nesse cronograma. A qualificação é uma delas.
Também não considerei que o tempo da pesquisa de campo aí está surreal... Mas vejam bem:

  • É importante considerar que haverá a pesquisa de campo. Caso isso não se aplique ao seu projeto, ao menos calcular o momento da "coleta de dados" seja ela qual for, e mesmo que seja bibliográfica.
  • Logo, considerar o tempo da "análise de dados".
  • Dê tempo para as coisas que seu/sua orientador@ possa pedir.

É importante considerar a pesquisa de campo no seu cronograma para que no futuro, caso isso decorra alguma despesa a ser paga pela CAPES. Caso contrário, é possível que você tenha que passar por um processo mais demorado para esperar a aprovação do seu campo.

Gosto de considerar uma coisa que aprendi fazendo: o processo da pesquisa não se resume em ler sobre o tema, pesquisar o tema, analisar dados do tema.
O processo de aprendizagem vai além: garanta tempo para aprender as diferentes línguas, culturas, cenários, arte, que você pode se inspirar e trabalhar o intelecto.
Para alguns, bebida à base de cevada ou uva fermentadinha também pode funcionar.
Para outros, a igreja, o cinema, o teatro...
Já pra outros, tudo junto, misturado.

Seja como for, use o seu tempo para fazer o melhor da sua experiência do doutorado!

Um comentário:

  1. Olá Katucha,

    Estou escrevendo meu projeto agora e estou com diversas dúvidas com relação à capa, normas, referências...Se você puder enviar seu projeto para meu e-mail também ele é ferreira.barbaraf@gmail.com
    Me ajudaria muito!

    Obrigada

    Bárbara

    ResponderExcluir