domingo, 16 de novembro de 2014

O Projeto - Doutorado CAPES

Desde o primeiro dia da faculdade, durante a graduação, sabemos que aqueles que querem dar continuidade na carreira acadêmica terão que encarar o desafio: escrever um bom projeto de pesquisa que convença a banca a te aceitar.
Há quem nunca aprende. Há professores que nunca conseguem explicar bem como fazer isso. Há alunos que nunca dão muita importância pra isso. Há de tudo.
Mas se você está pensando em fazer um projeto de pesquisa para solicitar bolsa de estudos de doutorado para CAPES, é importante que leve algumas coisas em consideração e leia esse post de cabo a rabo!

Independente da sua história de amor ou ódio com os projetos de pesquisa que precisou fazer no decorrer da sua vida, a verdade já foi cantada por Einstein tempos atrás: tudo é relativo.

  1. Depende pra quem você apresenta o projeto.
  2. Depende o tipo de banca que está lendo o projeto.
  3. Depende onde esse projeto será realizado.


Já voltaremos a falar disso. No caso mais específico em apresentar um projeto de pesquisa para o doutorado pleno no Exterior da CAPES, o lance é interessante. Lembre-se que seu tema é mega importante e super fantástico. Venda o peixe!

Ok. Agora, como fazer?
Não esperem receitas e respostas sobre estilos de escritas aqui nesse blog. Mas algumas coisas não são tão complicadas como parecem.
O edital da CAPES já apresenta o "esqueleto" de projeto que querem. Com base no edital de 2013/14, pedem um projeto escrito em "português, com no máximo 15 páginas, com cronograma do plano de atividades, incluindo a previsão de pesquisa de campo pelo período máximo de 06 meses e a infra-estrutura experimental ou laboratorial específica. Deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5" (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado). Aqui eles apresentam os itens OBRIGATÓRIOS do projeto. Seguem abaixo com alguns comentários:
  • TÍTULO - tente não ultrapassar 15 palavras ou 70 caracteres. 
  • INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA - apresente os conceitos e a venda seu peixe. 
  • OBJETIVOS com definição e delimitação do objeto de estudo;
  • METODOLOGIA - Informe se você tem a intenção de fazer pesquisa de campo e se isso requer viagem (custo). É melhor para facilitar o processo futuro, quando você for solicitar que eles liberem verba pra isso. 
  • CRONOGRAMA - não esqueça que você vai enviar relatórios periodicamente, o tempo de pesquisa de campo (se houver), sua qualificação, e entrega da tese uns 6 meses antes do final do doutorado (dependendo da universidade pra onde for, demora muito o processo de revisão da tese, agendamento para formar a banca, e é possível que a avaliação peça novas revisões para poder aprovar a tese. Final da história, se planeje antes e leve todas as variáveis em consideração!
  • BIBLIOGRAFIA - seja objetivo. 10 páginas de bibliografia pode ser muito.
  • JUSTIFICATIVA PARA INDICAÇÃO DA(S) INSTITUIÇÃO(ÕES) DE DESTINO NO EXTERIOR - Você precisa explicar o que essa universidade tem e uma no Brasil não tem. Afinal, por que você quer sair do país oras bolas? Aqui é bacana procurar a colocação da universidade que você escolheu no ranking de universidades do país ou do mundo. Busque informações sobre a história da universidade ou principais professores que trabalham lá.
  • JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE DE DESENVOLVER O PLANO DE PESQUISA NO EXTERIOR - atenção à estratégia que está no plano de investimentos: cooperação internacional, divulgação da comunidade acadêmica brasileira e suas pesquisas, criar pontes internacionais sobre temas de pesquisa que interessam o Brasil, etc. 
Então respondendo aqueles itens mencionados anteriormente:
  1. Você vai apresentar seu projeto para funcionários do governo. Burocratas. Siga o que está escrito no edital e você aumentará bastante as possibilidades de passar para as próximas fases de análise. Sim! Eles deixam claro que na falta de documentação, sua inscrição fica invalidada! Atenção!!!
  2. A banca será, sem dúvida, professores que a CAPES contrata para analisar os projetos (ou pelo menos fazia isso - procure online). Mas lembre-se que nem sempre eles serão experts na sua área. Deixe os conceitos bem explicados mas de forma objetiva. O processo também passa pelos funcionários que ficam no escritório esperando que você tenha obedecido as regras. Seja eficiente na escrita, não dê voltas, vá direto ao ponto! Você terá outras oportunidades para dar as voltas que quiser nas festas de forró que raramente terá tempo para ir!
  3. Esse projeto será realizado em outro país, certo? Mesmo que o campo seja em um país diferente, certifique-se que aquela universidade tem um/a professor@ que te oriente. Esse projeto (ou algo bastante parecido com isso) terá que ser aprovado na universidade internacional. Faça contato com algum professor da universidade de destino para deixar claro seus objetivos de pesquisa. Não precisa mandar o projeto inteiro até que vocês tenham uma primeira reunião. Não gaste seu tempo traduzindo isso agora porque de qualquer maneira alguma coisa do seu projeto irá mudar depois. Garanta apenas a transparência do processo com a universidade/orientador@ para que você não perca sua vaga, pois o projeto não está alinhado com o departamento de destino.

Não ultrapasse as 15 páginas e peça ajuda! Peça para que a sua avó (ou qualquer pessoa leiga no tema) ouça o projeto e veja se ela entende alguma coisa. Isso te ajuda a trabalhar uns conceitos que pra nós passa a ser básico. Peça ajuda para amigos e ao menos um professor. Revisão da gramática, formatação, conteúdo é fundamental. Aceite modificar algumas coisas. Seja flexível. 
Mas envie esses projetos com tempo. Não é só porque você tá pirando o cabeção que as outras pessoas tem que ficar sem dormir porque você enviou o projeto pra elas um dia antes do prazo final.

Evite deixar pra o último dia. Garanta que tudo foi revisado pelos outros uns três dias antes. Você vai ficar fazendo retoques depois. Divido com vocês a minha experiência:

Eu fiz o meu projeto durante todo o mês de novembro e dezembro. Nas férias do ano novo, olhava a praia pela janela. Mas gostava e tive prazer em fazer o projeto porque era algo que fazia muito sentido pra mim (em termos de objetivos acadêmicos e pessoais). O prazo era dia 31 de janeiro. A Elka me ajudou pra caramba com o modelo de projeto dela e trocar ideias pra construir os primeiros rascunhos. No dia 5 já enviei para 4 amigos, 2 professoras e fui lendo algumas coisas pra ver se minha mãe entendia a ideia geral (ela é musicista, não manja muito da teoria que trabalho e foi um ótimo exercício para eu manter as coisas num plano mais inteligível!). Um amigo (José Katito) me respondeu com alguns comentários num email de 10 linhas que me ajudaram muito a repensar o objeto de pesquisa. Outro amigo, Bruno Marco Cuer, fez uma revisão do tipo RAIO X, organizando as minhas ideias e associando alguns conceitos com bibliografias importantes. Trocamos mais de 15 emails e fizemos uma reunião por skype. O cara foi um anjo sociológico na minha vida! A Thalita (minha irmã) garantiu toda a formatação do texto, bibliografia e revisão do português. Uma professora não respondeu, e depois me disse que não teve tempo. A outra, Caroline Freitas, foi solidária e amiga: não me largou até que eu terminasse tudo. Chegou até a modificar frases e ordem de parágrafos, reuniões por skype, fantástica! Fantástica! No dia do prazo final, um amigo leu o projeto de lá da Bahia, Leonardo Nascimento e me ligou: "tá louca? Repense esse foco de pesquisa se você quer que o governo brasileiro te dê a bolsa". E duas horas antes do prazo final, lá estava eu fazendo as últimas alterações no projeto.
Nunca é cedo demais para começar a enviar o projeto pra a galera revisar. Eles demoram. O processo de amadurecimento do projeto demora. Não conte com o último segundo, e conte sempre com os amigos!

A ansiedade é normal. Leia o que for preciso e nem entre na paranóia de ler tudo. Você nunca vai ler tudo. Leia o essencial que vá te ajudar a formular uma boa pergunta e metodologia de projeto. Mas não entre em pânico e tente aproveitar um pouco. Enjoy the ride!

Para mais informações sobre o projeto, entrem em contato comigo ou deixem comentários!





11 comentários:

  1. Entao por que o pessoal da CAPES insiste em informar que o projeto pode ser tanto em ingles como em portugues?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Katucha! Tudo bem?

    Assim como tantas outras pessoas, eu sou mais uma leitora do teu blog. :) Ele é ótimo e muito incentivador!

    Vou concorrer a uma vaga de doutorado pleno no exterior pela CAPES ou CNPQ - o que quiser financiar a minha pesquisa, na verdade. Não concorro às vagas do CsF, porque sou da área de Humanas.

    Lendo teu blog, vi que tu teve ajuda de uma amiga com o modelo de projeto dela, e eu tô aqui para te pedir se terias como disponibilizar o teu [pré] projeto de pesquisa para mim. :) Queria ter uma ideia, dar uma olhada nos padrões ABNT, metodologia, prazos para desenvolver pesquisa, essas coisas que a insegurança gera. Queria ver isso tudo no papel, para começar a escrever as minhas próprias ideias!

    Desde já, muito obrigada pela força!
    E parabéns pelo blog! ;)

    Abraços,
    Janaina.

    PS: Se a resposta for um lindo "sim", meu emailé janasmarcos@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Katucha,

    Assim como a Jana também estou escrevendo meu projeto agora e estou com diversas dúvidas com relação à capa, normas, referências...Se você puder enviar seu projeto para meu e-mail também ele é ferreira.barbaraf@gmail.com
    Me ajudaria muito!

    Obrigada

    Bárbara.

    ResponderExcluir
  4. Oi Katucha. Como as meninas, eu também gostaria de ver seu pré-projeto para ter uma ideia de como adequá-lo. Estou finalizando o meu projeto e isto seria de grande valor.

    Se puder, segue meu email também: lucianambarbosa@gmail.com

    Obrigada,

    Luciana.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Katucha, sou da área da saúde e estou pleiteando uma bolsa de doutorado pleno no Canadá. Já contactei um professor de lá que me aceitou e estou fazendo o meu pré projeto. Como o governo está nessa crise enorme a Capes ainda não divulgou o calendário para esse ano.Mas de qualquer forma estou fazendo o pré projeto. E você conseguiu seu doutorado aonde? Já finalizou? Deu tudo certo? Estou com dúvidas em algumas normas e metodologia e gostaria imensamente de dar uma olhado no seu pré projeto. Desde já agradeço a sua atenção. Luiz Cesar.Meu e-mail: lcvpessoa@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Katucha, sou da área da saúde e estou pleiteando uma bolsa de doutorado pleno no Canadá. Já contactei um professor de lá que me aceitou e estou fazendo o meu pré projeto. Como o governo está nessa crise enorme a Capes ainda não divulgou o calendário para esse ano.Mas de qualquer forma estou fazendo o pré projeto. E você conseguiu seu doutorado aonde? Já finalizou? Deu tudo certo? Estou com dúvidas em algumas normas e metodologia e gostaria imensamente de dar uma olhado no seu pré projeto. Desde já agradeço a sua atenção. Luiz Cesar.Meu e-mail: lcvpessoa@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Katucha, tudo bom?

    Como o pessoal aqui em cima, também estou redigindo um plano de trabalho pra doutorado no exterior. Você poderia, por favor, me enviar o que vc redigiu para eu ter uma ideia da formatação e distribuição das sessões? Minha principal dúvida está em como relatar o benefício que a cooperação irá gerar para o Brasil e a contribuição do projeto para ensino, formação e aprendizagem.
    Meu e-mail é: lljotall#gmail#com (troquei alguns caracteres para evitar spans automáticos).

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Oi! Muito obrigada pelo seu post, me ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas.
    Nesse projeto precisa constar o orçamento? De início pensei que sim, mas na lista de itens obrigatórios não consta.

    Obrigada pela sua atenção

    ResponderExcluir
  9. Olá, katucha. Boa noite!

    Poderias enviar o seu pré projeto do doutorado pleno para meu email?

    luancluna@gmail.com


    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  10. Oi, katucha, tudo bem? Você poderia me encaminhar também, por favor? lorena__arruda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Poderias me mandar o teu projeto, por favor? Estou bem desesperada D:
    Meu e-mail é: liparanhosb@gmail.com
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir