quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Independênica na Catalunha: CATALONIA IS NOT SPAIN

Antes de começar a estudar o tema de uma forma mais profunda sobre a Catalunha, eu já simpatizava com o tema da independência. 
Na verdade, o que mais me sensiblizava (e até hoje sensibiliza) é o tema de ser livre. As liberdades políticas também fazem parte de Direitos Humanos, da premissa do que é uma Democracia e, finalmente, de uma maneira de manifestar novas possibilidades de ter identidades múltiplas.
Estou pessoalmente agregada à estes temas, minha vida pessoal e profissional também. De qualquer maneira, não tenho a ousadia, muito menos a ingenuidade em reduzir a questão da liberdade às coisas belas da vida.
Os jogos políticos, fronteiras e demarcações delimitam e desenham nossas relações. No caso da Catalunha, tenho assistido atentamente aos passos do Mas. Ansiosa e desconfiada de suas intenções, torço (já que não voto, não sou considerada cidadã e tampouco tenho muito poder de mobilização desse tema por aqui) para que Catalunha consiga sua independencia e emancipação. Desejo este que estendo aos cidadãos do mundo como eu, e àqueles que estão em suas lutas individuais para consegui-lo.
FREEDOM.

Trecho do texto de José Manuel Pureza, sobre "Os dois motivos que podem levar à independência catalã".
Disponível no site: 
http://ponto.outraspalavras.net/2012/10/03/troika-possivel-independencia-da-catalunha/

"Irresponsabilidade política que o governo catalão sabe bem aproveitar. Ao assumir-se como porta-estandarte da bandeira independentista, o chefe de governo Artur Mas assemelha-se a Alberto João Jardim: confrontado com os resultados social e economicamente catastróficos da seu governo, marcada por uma estratégia de desmantelamento dos serviços públicos e dos direitos sociais, o conservador Mas acusa Madrid de ser um sorvedouro de dinheiro descontado pelos catalães que depois não investe em serviços e projetos públicos naquela comunidade.  Agitada pela Generalitat, a causa da independência é, mais que tudo, um desvio de atenção da deterioração social e econômica causada pelas suas políticas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário